segunda-feira, 2 de abril de 2012

Careta sim, e daí?

Não nasci pra ser moderninha. Tem gente com um talento natural pra transgredir, inovar, subverter, arriscar. Eu não. Definitavemente não. Por uma causa muito simples: se eu deixo alguma coisa sair da linha, tudo o que estiver perto vai também, no melhor efeito dominó. Digamos que eu acorde na terça-feira às 10h30 da manhã. Já acho que acordei tarde demais e que perdi o dia. Resolvo então não fazer mais nada de produtivo e me entrego ao ócio do sofá. Ok, dei uma exagerada, mas a questão é que tenho que ficar sob controle, senão tudo desanda. Ou melhor, não anda. Empaca.

Eu que já me achava uma menina certinha, responsável  (quase uma Sandy) cheguei a Coimbra e me vi sem horário fixos, pois só tinha aula às sextas-feiras. Eu poderia acordar a hora que bem entendesse, comer a hora que bem entendesse, fazer o que quisesse. Passarinho criado muito tempo em gaiola às vezes não sabe muito bem o que fazer com a liberdade. Minha rotina não tinha rotina nenhuma e eu fiquei nessa doideira quatro meses. E ainda fiz 4 viagens pra bagunçar ainda mais o coreto. Resultado: estudei pouquíssimo, não fiz exercícios físicos, não aproveitei melhor o tempo. Claro que houve a parte boa, como os amigos, os passeios, a tranquilidade de acordar sem o despertador tocar, aventurar-se na cozinha... Foi bom, mas poderia ter sido melhor.

Quando os trabalhos finais do mestrado chegaram no final de janeiro, percebi que eu teria que correr os 100 metros rasos atrás do prejuízo. E corri bem, já que tive boas notas apesar das condições adversas em que trabalhei. Com base nisso, fevereiro foi o mês em que a rotina voltou a dar as cartas na mesa. Cartas certinhas, alinhadas e separadas por naipe (calma, não sofro de TOC). Comecei a fazer hidro e yoga, francês e me forçar a outras obrigações diárias, como estudar mais. E agora sim posso dizer que estou desfrutando bem a cidade, a faculdade os amigos. Não sei trabalhar sem regras, sem limites, sem prazos. Gosto de acordar cedo pra estudar ou me exercitar, gosto de ver minha listinha de obrigações toda realizada, gosto de dividir meu tempo. A rotina pode ser sua amiga, parceira, brother. Eu sou daquelas que gostam de cumprir prazos. Pois é. Cada doido com sua mania

Mas a rotina sabe que vez ou outra eu dou o bolo. E vou dormir às 9 da manhã depois de sair pra dançar na noite anterior. Também não sou de ferro.

Todo dia ela faz tudo sempre igual, me sacode às... 11h25 da manhã.

2 comentários:

Paty disse...

Ju, acho que todo mundo que chega por aqui tem grandes chances de cair nesse ciclo. Eu era muito organizada no Brasil. Aqui destrambelhei, hahaha! Também há pouco tempo voltei a entrar nos eixos... e realmente faz bem.

Essa coisa da gente só ter aula no final de semana mata, né?

Saudade! Um dia ainda nos vemos, de novo... Beijos!

Júlia Zuza disse...

Paty, a gente destrambelha no começo e arruma no depois, né? Assim aconteceu com várias pessoas que conversei. E você anda mais sumida que orelha de freira! Faça o favor de dar o ar da graça! Bjos