quinta-feira, 8 de março de 2012

Os vários países do continente brasileiro

United Colors of Brasil-sil-sil

Cinco brasileiros e quatro portugueses se reunem para um jantar tipicamente português. No cardápio, um maravilhoso bacalhau com batatas ao murro. Vinhos do Alentejo e um vinho branco ótimo também. Mas apenas comida e bebida eram portuguesas.

Como de costume, o assunto com os novos amigos portugueses gira muita vezes em torno das diferenças culturais entre os dois países e de locais a serem conhecidos em Portugal (e é cada lugar tão lindo...). Esse tipo de conversa é típico entre nacionalidades diferentes, mas no tal jantar a conversa logo se desviou. O Brasil e sua enorme diversidade ganhou o destaque.

Uma mineira, uma paulista, um cearense, uma gaúcha e um potiguar (Rio Grande do Norte). Era como se naquela mesa houvesse cinco países diferentes (se bem que o Rio Grande do Sul às vezes pensa isso. rs). Expressões vocabulares com significados diferentes entre as regiões, sotaques marcados, pratos típicos distintos, lugares que nunca ouvimos falar. Fora as feições diferentes também: olhos pretos, castanhos, azuis, cabelos lisos e encaracolados, pessoas altas e baixas... Enfim, o Brasil é realmente um país com vários países. Eu nunca tinha convivido com tantas pessoas de regiões diferentes e acho que os outros também não. Como é interessante descobrir semelhanças/diferenças com alguém que mora a mais de dois mil quilômetros de distância. Às vezes desconfio se falamos a mesma língua. E como é triste perceber que não conhecemos mesmo nosso país. Eu sei que as passagens aéreas são caras, os hoteis também, mas será que nem juntando grana um tempinho dá pra visitar Rio Grande (Rio Grande do Sul) ou quem sabe Piracicaba (São Paulo)? Eu mal mal conheço Minas. Ver-go-nha.

Ao contrário de nós, os portugueses conhecem bem seu país e sempre viajam por ele. Sabem dos pontos turísticos, elegem as cidades que mais gostam, sabem bastante sobre sua cultura. Coisa que deveríamos importar e mandar pro outro lado do Atlântico

Dica bacana: se você vier à Europa esse ano, não deixe de visitar Guimarães em Portugal. Além de ser uma cidade linda (primeiro lugar que conheci aqui), foi eleita Capital Europeia da Cultura 2012. Shows, exposições, festivais já começaram a pipocar a partir da primavera. Tô doida pra revisitá-la. :)

2 comentários:

O canto disse...

Óptimo o último parágrafo! Todas as experiências, pelo menos nesses contextos "pluri" e "multi", nos levam a aprendizado!

João está assim.... disse...

Zuzica, o blog tá ótimo!!! Delicia de ler, super engraçado, educativo e leve! Parabéns!!!
Saudades...