terça-feira, 22 de novembro de 2011

Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra já é uma senhora. 721 primaveras. Pense que quando o Brasil foi descoberto, ela já tinha mais de duzentos anos. A Universidade mais antiga de Portugal e uma das mais antigas da Europa é uma estrela por si só.

São três polos estudantis, sendo o de Humanas onde estudo o I, o polo II é destinado à engenharia e ciências de tecnologia e o III para a área de biológicas. O polo I, o mais antigo, conta também com as faculdades de Medicina, Arquitetura, Comunicação (dentre outras) e a faculdade mais pomposa de todas, a de Direito. É a mais tradicional e a mais bonita. Pura história e cheia de alunos ilustres, como Eça de Queiróz, Camões, Agostinho Neto (escritor e primeiro presidente de Angola), Salazar (implantou uma ditadura em Portugal que durou mais de 30 anos), a Universidade de Coimbra é apaixonante.


Um toque de Harry Potter em terras portuguesas
Prédios antigos, muitos estudantes, bibliotecas enormes... Tudo aqui cheira a tradição. Quer coisa mais tradicional que o fato acadêmcio que alguns
estudantes de licenciatura usam? Esse figurino é a cara do século XIX, não é mesmo? Antigamente todos os estudantes eram obrigados a usá-la, para não haver diferenciação entre ricos e pobres. Hoje, seu uso está mais ligado a status, pois essa roupinha completa pode custar mais de 250 euros- né brinquedo não. Os homens usam terno, gravata, colete e capa e as meninas uma espécie de tailleur com meias finas, sapato salto médio e a capa. Me lembrava um pouco roupas de recepcionistas, mas agora já acho interessante. Com o passar do tempo, descobri a função da capa: proteger do frio. Feita de um material bem resistente como um feltro grosso, ela é muito pesada e deve ser até à prova de bala. E a capa possui uma característica interessante: reza a lenda que os estudantes não podem lavá-la durante a graduação. A única água que pode cair é a da chuva- coisa bastante corriqueira aqui. E há também uma tradição de fazer uns cortes em sua parte traseira indicando se você namora, seus amigos e familiares, mas não entendi muito bem. Se bobear essa capa é mais famosa que a do Batman.

Coimbra é uma cidade por excelência universitária, o que me faz compará-la a uma mistura de Viçosa com Ouro Preto e toques de Diamantina. São muitos estudantes e quase tudo gira em função da UC. Ponto de visitação turística, possui a Biblioteca Joanina, uma pérola do século XVI que conta com obras raríssimas em que nem as traças devem ousar chegar perto. Fui em um concerto de voz e piano e vi os morceguinhos moradores bem quistos sobrevoando a área. Dizem que eles fazem a limpeza do ambiente, comendo bichinhos não desejados. Se realmente procede não sei, mas é uma história interessante. Talvez esses morcegos sejam menos famosos que o Batman.

Vais comer?
São várias cantinas pro estudante almoçar a ¢ 2, 40 com direito a pão, sopa, um prato de comida (quase sempre duas opções de carne para você escolher), água ou suco e fruta ou arroz doce. É um valor honesto, mas acho a comida gordurosa e não almoço na faculadade durante a semana. Há também outros espaços, como centros culturais, aulas de yoga, espaços de convivência. Eu ainda nem conheci tudo.

Aula de Literaturas Africanas em plena cantina
A FLUC, minha faculdade é uma graça. Comemorou 100 anos em 2011, um bebê em relação aos outros cursos. Meu mestrado é em Literatura de Língua Portuguesa e para minha surpresa, há mais brasileiras que portugueses na sala. Brasileiras de São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Portugueses de Portugal, Ilha da Madeira, Açores. E um chinês senão me engano de Pequim. Professores muito simpáticos e acessíveis (pensei que seriam turrões e 'intocáveis') e uma sala de aula realmente sensacional. Não sei como são as aulas de mestrado/doutorado nas universidades brasileiras, mas aqui a sala é quase uma biblioteca, com livros que vão do chão ao teto. A mesa em formato de 'u' e aulas com 3h de duração. Sexta-feira possuo aula o dia todo, das 10h às 20h. Saio até zonza de tanta informação, mas com a alma feliz em estar ali. A Universidade de Coimbra é pública, mas se paga uma taxa anual de estudos, cerca de 1000 euros. E quando fui pagar a primeira parcela das propinas (como eles chama aqui), me deparei com uma burocracia que me remeteu à epoca em que o uso do fato acadêmico era obrigatório. Fiquei simplesmente 4h para ser atendida! Você pegava uma senha que era distribuída até certo horário e depois mofava esperando. E eu só queria pagar, veja bem. Uma demora horrorosa para não ficar nem 5min dentro da secretaria. Há coisas que só a burocracia pode fazer por você.
Nabos, calouros e veteranos
Mas a universidade não vive só dessa tradição séria e classuda não, meus filhos! No começo do semestre há trotes nos 'caloiros' bem semelhantes aos aplicados no Brasil. E há a Latada, uma festa de recepção dos caloiros (próxima da nossa Calourada). Uma semana de festas, shows, e tradições. Fui ao Cortejo da Latada, um evento que reúne quase todos os estudantes novos no campus da universidade e sai pela cidade até a beira do Rio Mondego. Foi uma festa com cara de carnaval brasileiro e para ser mais específica, carnaval de rua de Ouro Preto. Estudantes fantasiados cantando, bebendo horrores, fazendo festa mesmo. Piadinhas de duplo sentido, dancinhas ensaiadas, roupas provocantes. Mas o objetivo do carnaval sem beijo na boca (não vi nenhum) é nobre: batizar o calouro nas águas do Rio Mondego para que ele receba a nova vida estudantil. Cada aluno possui um padrinho que traja o fato acadêmico e dá bengaladas na cabeça do calouro, além de fazê-lo morder um nabo. Quanto mais rápido o nabo acabar, mais rápido o curso do estudante também acaba. Vai entender tradição portuguesa... Achei uma farra deliciosa, mas não pude ir até o batismo no rio pois teria a feijoada de inauguração da minha nova casa. Mas em maio acontece a Queima das Fitas, a festa estudantil mais importante de Coimbra e que disseram ser um carnaval mesmo, com carros alegóricos, fantasias, bebidas de graça e todo o ambiente sério e classudo que envolve essa mistura. Cenas dos próximos capítulos. Agora algumas fotos do Cortejo da Latada.

Quase um 'Mãe, tô na Globo!'
Penico também sereve para outras coisas...
Há espaços para protestos também
Engenharia do gole
Um país muito católico

  
Eles bebem muito, mas nem sempre duram até o fim da festa

Kaiser Chiefs na Latada por ¢ 12!

Debaixo da capa do Batman

Nenhum comentário: