domingo, 16 de outubro de 2011

Luz na passarela que lá vem ele


Atenção, atenção: ele está vindo. E quando ele vem, tudo para. Não estou falando do amor e nem do Cristiano Ronaldo. É sobre o ilustre pedestre este post. Coimbra possui poucos sinais de trânsito (em relação a BH por exemplo) mas para andar é uma tranquilidade. As faixas de pedestre nas ruas não são mero enfeite. Elas de fato executam sua função.

O sinal está verde para o motorista. Você coloca o pé na faixa. O carro vem vindo e para. Para na hora. E você chega ao outro lado da rua sem demora nenhuma. É como participar de uma propaganda de perfume/absorvente/moda da tv brasileira; a pessoa está tão poderosa usando o produto que os carros param ao vê-la passar. É se sentir a super mulher mesmo. Nas primeiras vezes esperei os carros todos passarem para só então atravessar. Mas depois de ver as pessoas apenas colocando o pezinho na faixa e magicamente os automóveis parando, fiz também. No começo um pouco receosa, ainda olhando para o motorista como se estivesse pedindo um favor. Agora não quero nem saber, já vou colocando o pé na faixa, dando uma olhada blasé pros carros e caminhando confiante na vitória. Claro que se o carro estiver muito rápido (não é muito comum), não há como parar, mas se a velocidade for razoável eu atravesso mesmo.

Depois de sofrer tanto com o trânsito brasileiro -quem nunca passou por isso?- a ponto de estar na faixa com o sinal verde e os carros ultrapassarem, é a minha vingança. Eu adoro atravessar as ruas e parar os carros.


 Meu momento Gisele Bündchen.
 

Nenhum comentário: