segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Carnaval em Portugal


Nem vou dizer que sumi, que desaparacei ou fui abduzida. Vou me valer da máxima que diz que o ano só começa realmente depois do carnaval. Vou pincelando quando der sobre o que se passou de dezembro até fevereiro. E olhem que não foi pouca coisa. Teve Bélgica, Paris, reveillòn, aniversário, trabalhos finais, mudança de casa (espero que seja a última aqui!), estafa física e psicológica, frio e mais frio, Croácia, Bósnia, Eslovênia... Coisa demais pra uma pessoa levemente desorientada só. :)

Vamos falar do carnaval, a festa pagã mais esperada do Brasil e um dos nossos principais cartões de visitas -queira você ou não- e uma das festas em que mais me divirto. O pacote caipirinha-carnaval-samba é um dos meus prediletos. E por isso eu receava como seria a versão tuga.

Mas o deus do auê escutou as minhas preces e me ofereceu um carnaval divertido, ora pois! Claro que não foi metade de toda a bagunça brasileira, especificamente falando dos bloquinhos de rua de BH que tanto amo. Mas pode-se dizer que foi um carnaval justo, contando que o termômetro rondava os 7ºC. Para minha surpresa, descobri nos portugueses animados foliões. Sábado fiz um programa diferente. Fui a um baile de salsa da escola de dança dos meus amigos e me diverti horrores, principalmente porque não sei dançar salsa. Mas como quem dança forró acha que consegue improvisar -quase- tudo, dancei a noite toda sem parar. E dá-lhe quizomba, merengue e outros ritmos que nos fazem balançar o esqueleto. E os portugueses mais animados do que eu.

Segunda-feira fui a dois bailes de carnaval. Um levemenete mais sério e adulto, com pessoas fantasiadas, serpentina, confete e na vitrola... Rock'n roll. A música estava ótima, mas não conferia a animação que eu e Iolanda minha amiga esperávamos. Por volta das 3 da manhã chegamos no outro baile que acontecia num bar. E aí eu quase me senti no Brasil: estudantes bêbados, todos fantasiados, cantando sem parar, o lugar lotado, todo mundo brincando com todo mundo e na vitrola... Músicas estranhas. Estranhíssimas, como o 'crássico' e jurássico Terra Samba. Sim, teve 'Ai se eu te pego' umas 3 vezes. E o mais divertido foi ouvir as músicas portuguesas que a moçada escuta. Em alguns momentos todos cantavam juntos, uma coisa muito interessante de ver. A noite acabou às 8 da manhã e a alegria ficou garantida com alguns drinques, uma parceira divertidíssima e a minha fantasia de Amy Winehouse. Carnaval em Portugal não foi nada mal.

Dá pra ver que eu fiz até tatuagem? :)

Recado pro carnaval de 2013: se prepare porque eu vou chegar afim de colocar meu bloco na rua!

Um comentário:

Paty disse...

Hahaha! Adorei a escolha da sua fantasia e de saber como foi o Carnaval português, afinal, só o que eu vi da janela do quarto foi gente mascarada rindo à toa, nada além disso. Beijo!